Imprensa livre e comunitária. O jornal de maior circulação e credibilidade do município.


domingo, 4 de julho de 2010

Mar de Espanha é Ouro


A equipe de handebol feminino da Escola Estadual de Mar de Espanha conquistou o campeonato e a medalha de ouro, no modulo I dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG).
   A conquista do título foi de grande importância para o esporte mardespanhense, pois foi disputado com municípios como Santos Dumont e Lima Duarte, que tem uma estrutura esportiva bem maior.
   A medalha de ouro consolidou-se em partida final, com a vitória sobre a equipe de Descoberto. Todos os jogos foram disputados na cidade de São João Nepomuceno.
   A equipe da Escola Estadual Mar de Espanha, campeã da etapa micro-regional, será a representante da SRE-Juiz de Fora, na próxima etapa regional, que será disputada em Cataguases, entre os dias 28 de junho e 3 de julho.
  A equipe já havia conquistado a medalha de prata no ano de 2009. Agora em 2010, demonstra o resultado de sua evolução com a conquista da medalha de ouro.

  Veja a composição da equipe Ouro de Mar de Espanha
         
           Equipe

Darlene Aparecida de Souza,
Larissa Arcângelo Geraldo,
Luzimara de C. C. da Silva,
Bárbara de Moraes Caetano,
Ana Luiza S. Bergamasso,
Gabriela Gaviole Pacheco,
Gabriela Trotta Linhares,
Letícia Moreira Quinelato,
Laura Caroline Vieira,
Andressa Brandão Marton,
Marcelle do C. M. Bolotare,
Thainiry Alves Quinelato,
Thayara Alves Quinelato e
Larrisa Teixeira Moraes
             
            Técnico
Moébio Felicíssimo Silvino
  
    Auxiliar técnico
Thais Aparecida Paula Faria
 
 Professora responsável
Elisabeth D. A. dos Santos

Representante do município
Diego dos Reis Cardoso

Desabafo do Técnico

  Em entrevista concedida ao jornal O MAR DE HESPANHA, Moébio destacou o “esforço coletivo das meninas, somado a dedicação da equipe técnica”, como resultado dessa vitória.  
    Moébio desabafou conosco sobre a “dificuldade de realizar um bom trabalho na área esportiva no município, tendo em vista a falta de apoio oficial às diferentes modalidades esportivas, por priorizar somente o futebol.” Como exemplo ele destaca que, “apesar de ter revelado talentos como Wagner, teve que encerrar a escolinha de Voleibol, até mesmo, por falta de material esportivo”.

Fusca invade calçada, derruba placa e colide com moto e carro estacionados.


No dia 19 de junho, vésperas do segundo aniversário de vigência da Lei Seca, um Volkswagen, licença GMS-1980, de Senador Cortes, faz “lenha” no centro da cidade.
  Segundo relato de populares, por volta de 22h, o veículo saiu da Praça Central e, ao contornar o Parque José Francisco Schetino para entrar na Rua Maria Martha de Castro, subiu a calçada e arrancou a placa de sinalização de parada obrigatória. Mesmo assim, o veiculo não parou. Continuou sua trajetória, atravessou a rua e subiu a calçada em frente ao antigo Hotel Castro, onde colidiu com a moto Honda Bizz, licença HAQ-8737, estacionada no local.
  O carro, ainda arrastou a moto, por cerca de 5 metros, e só parou quando colidiu com o Chevrolet Astra licença HEB-3800.A moto sofreu sérias avarias, sendo projetada para baixo do Astra.
  Segundo populares, o motorista saiu do veículo, visivelmente embriagado, e foi logo detido pela Policia Militar.
  A proprietária da moto ficou em estado de choque, pois havia saído dela minutos antes, e estava do outro lado da rua por isso escapou da colisão.
  No dia seguinte, visitou nossa redação, onde informou que na mesma noite, por volta de 4h da manhã, um veiculo, também conduzido por motorista supostamente embriagado, colidiu com um caminhão estacionado na Rua Henrique Tonetti, no Bairro Jardim Guanabara.
   Apesar do rigor da legislação, muitos motoristas ainda não tomaram consciência do grave risco de dirigir após ingestão de bebida alcoólica.
.

Carro sai de lava à jato e invade casa

O veiculo, um Fiat Uno, desceu de marcha à ré a rampa do lava a jato, situado na Rua Elias Azzi. Atravessou a rua, derrubou o muro, invadiu o quintal e entrou na sala da casa numero 130.
Segundo moradores do Bairro N. Sra.das Mercês, o acidente teria acontecido, por ter prendido o acelerador. Mesmo após o impacto no muro, o veículo não parou, e atravessou um quintal de cerca de 4 metros, colidindo com a parece e só parou dentro da sala, onde um morador quase foi atingido.

Assalto em Senador Cortes

Dois homens armados assaltaram a agencia do Sicoob, em Senador Cortes, na manhã do dia 4 de junho. Segundo os funcionários, o grupo teria roubado cerca de R$ 25 mil, fugindo em seguida no Ford Escort, placa GMG-0108 em direção ao povoado dos Pregos, e tomado a direção da estrada BR-267.

Na fuga da perseguição policial, o veiculo capotou em uma curva no km 25 da BR-267, próximo da cidade de Argirita, na Zona da Mata. Um dos suspeitos, Marcelo Beato de Souza de 36 anos foi atirado fora do veículo. Tentou fugir pelo matagal, mas foi capturado pela policia. O outro cúmplice conseguiu fugir e ainda está foragido. O preso foi encaminhado para a Delegacia de Mar de Espanha

Por volta das 16h30 nossa equipe esteve na Delegacia de Policia Civil e no Quartel da PM onde pudemos constatar os fatos e fotografar as roupas e objeto do roubo. A policia apreendeu um revolver calibre 22 com seis munições, um celular, cédulas e moedas roubadas, no valor de cerca de R$ 13 mil além de diversas peças de roupa que foram trocadas pelos assaltantes para despistar a policia.

Lata Velha em Mar de Espanha


O apresentador de TV, Luciano Huck surpreende Zezinho Pipoqueiro em falsa blitz policial, próximo ao trevo de Mar de Espanha. Com carta sorteada pelo programa de TV Lata Velha, Zezinho terá seu TL reformado.

   No dia 2 de junho Zezinho Pipoqueiro foi procurado para fazer um trabalho de mapeamento, para o qual foram instaladas diversas câmaras e equipamentos no seu veiculo, um TL 72, já bastante usado e gasto.
   Zezinho estranhou e resistiu desconfiado, pelo fato do contratante querer que o serviço fosse feito além do perímetro urbano, e procurou o Prefeito Marcílio Pacheco, para se resguardar de um risco de seqüestro. Tranquilizado pelo prefeito, aceitou a empreitada. Mesmo com desconfiança seguiu em direção a Bicas, e por volta de 13h foi abordado por uma equipe da Policia Rodoviária que o fez parar, logo após a primeira ponte.
    Os policiais o abordaram, informando que seu veículo não tinha condição de transitar, e que seria rebocado. Insinuaram que poderia estar traficando drogas afirmando ser o equipamento semelhante ao utilizado pelo tráfico.
   Desesperado Zezinho apelou pela ajuda do prefeito. Foi questionado pelo suposto comandante da operação, que caracterizado e coberto com capacete, insistiu por um tempo na farsa, mas acabou por revelar-se ser o apresentador de TV, Luciano Huck, em uma ação do programa Lata Velha.
   A principio muito nervoso, Zezinho chegou a chorar de emoção quando descobriu que havia sido escolhido pela direção do programa de TV, que recupera veículos indicados por cartas de telespectadores.
   O apresentador Luciano Huck fez a leitura de diversos nomes de pessoas que nos últimos quatro anos enviaram diversas cartas sugerindo o carro de Zezinho para ser recuperado pelo programa Lata Velha.
    Do espanto à emoção, a equipe dirigiu-se para a Rádio Delta FM, onde Zezinho e Luciano Huck conversaram, em transmissão ao vivo. Na rádio, Luciano Huck condicionou a recuperação do carro, a que Zezinho se caracterizasse como o cantor Milton Nascimento e interpretasse a musica “Canção da América”, em apresentação do programa Lata Velha.
    Na saída da rádio, uma multidão, formada, principalmente, por crianças, saudou Zezinho e o apresentador Luciano Huck. O apresentador saiu logo, em direção ao Campo das Palmeiras e, por volta das 15h, Luciano Huck partiu em um helicóptero.
      As 17h a equipe do programa Lata Velha realizou algumas gravações, simulando a abordagem inicial na casa do Zezinho, ao lado do antigo Clube Popular. Foram feitas diversas tomadas de TV, passando pelas ruas da Várzea e o trevo. Muitas pessoas acompanharam as gravações, até o momento em que o carro foi embarcado no caminhão reboque para a operação de transformação do veículo. Zezinho despediu-se emocionado do seu TL que terá de volta, recuperado, após a apresentação do programa..   
    Segundo populares, Luciano Huck teria se comprometido, também, em recuperar o carrinho de pipocas do Zezinho.
    Nossa equipe que acompanhou todos os eventos foi abordada pela direção da equipe da TV, que nos solicitou a gentileza de não reportar declarações do Zezinho sobre o evento, até o dia 26 de junho, provável data da transmissão do programa, para não prejudicá-lo, em razão de penalidades contratuais.
    Prometemos que faríamos isso pelo Zezinho, pois era consenso geral de que ele era um grande merecedor do premio, tanto pela sua simpatia pessoal, quanto pela importância que ele representava para a cultura mardespanhense, pois mantinha vivo, por 50 anos a tradição cultural do nosso Zé Pereira.
    Posteriormente, fomos informados que a transmissão do programa foi adiada para dia 31 de julho, por isso, estamos declinando de publicar a nossa entrevista com o Zezinho.
   A equipe do programa de TV deverá disponibilizar dois ônibus para levar algumas pessoas para torcer por Zezinho no programa Lata Velha.
 

Zezinho Pipoqueiro

Jose Francisco Dutra, o Zezinho Pipoqueiro foi objeto de nossa homenagem na publicação inicial, no mês de fevereiro de 2005, (numero zero) da V fase do tradicional jornal O MAR DE HESPANHA.
  Zezinho foi destaque de nossa edição inicial, por sua importância cultural para Mar de Espanha. Por meio século, Zezinho vem mantendo praticamente sozinho, sem nenhum apoio expressivo, salvo pequenos patrocínios ocasionais da Prefeitura e do comercio, o tradicional bloco do Zé Pereira.
  Nosso repórter, Manoel Franco conhece pessoalmente essa realidade, por atuar como baterista do Zé Pereira, onde participou desde os anos 60, como trompetista no bloco. Naquela época, o Zé Pereira, além da bateria trazia diversos instrumentos de sopro, e a festa se concluía com um baile de carnaval no antigo Clube Popular, no bairro Várzea. Hoje o clube está em ruínas e inativo devido a queda do telhado.
   O grande sonho do Zezinho é fazer o maior Zé Pereira de todos os tempos, no próximo carnaval, quando completará 50 anos do Zé Pereira.