Imprensa livre e comunitária. O jornal de maior circulação e credibilidade do município.


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dilma Rousseff - A 1ª Mulher Presidente do Brasil


 A esperança venceu a mentira

    Dilma Rousseff consagrou-se como a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil, com uma vitória expressiva no 2º turno das eleições 2010.
    Com isso, o PT - Partido dos Trabalhadores consolidou-se como a maior força política no País, conquistando, pela terceira vez consecutiva, a Presidência da Republica. A experiência bem sucedida do governo LULA foi determinante para essa vitória, que confirma, também, a decadência do projeto neoliberal, capitaneado pelos herdeiros de FHC e do PSDB. Dilma assumiu o compromisso prioritário de erradicação da miséria no Brasil.
  A determinação do povo trabalhador venceu a mentira e o preconceito, elegendo Dilma Rousseff como a primeira mulher para a Presidência da Republica do Brasil.

 Resultado das eleições no Brasil

13 - Dilma Rousseff (PT)  56,0 %
45 - Jose Serra  (PSDB)    43,9 %

 As eleições em Mar de Espanha

   Superada a disputa de interesses regionais ou locais, o eleitor mardespanhense fez sua escolha presidencial com maior isenção de interesses pessoais, pensando mais no destino do País.
   As votações transcorreram com tranqüilidade, sem tumultos ou as grandes filas que marcaram o 1º turno.
   A abstenção, que já fora alta no primeiro turno, manteve sua média, apesar do feriadão.
   Após as 20h30, confirmado o resultado eleitoral e as pesquisas de boca de urna, populares tentaram fazer uma confraternização suprapartidária, como foi feita em todo o País, mas foi impedida pela Policia Militar, baseado em determinação judicial de prorrogar a lei seca até a meia-noite. Apesar de, ordeiramente acatada pelos frustrados manifestantes, a prorrogação sequer foi considerada pelos bares, que serviram bebidas alcoólicas normalmente. Somente no dia 1º de novembro, o PT e a coligação Para o Brasil Seguir Mudando puderam fazer um agradecimento, em carro de som, pela expressiva votação, em Mar de Espanha, da primeira mulher Presidente do Brasil.

13 - Dilma Rousseff (PT) 3.875 - 57,17 %
45 - Jose Serra (PSDB)     2.903 - 42,83 %
        Brancos                        158      2,17 %
        Nulos                            350      4,80 %
        Abstenções                1.776    19,60 %

Processo da Máfia dos Sanguessugas, ouve testemunhas em Mar de Espanha


No dia 28 de setembro, o Juiz da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juiz de Fora, Guilherme Fabiano Julien de Rezende, emitiu carta precatória criminal, designando audiência para oitiva das testemunhas residentes em Mar de Espanha, tanto as de acusação como de defesa, referente à ação 5645-35.2010.4.01.3801 do Ministério Publico Federal contra o ex-prefeito Joaquim José de Souza (PMDB).
     A ação é objeto do inquérito 361/2005 de 10/07/2005 sobre crimes da lei de licitações (8.666/96) que originou o processo 017993-43.2010.8.13.0398/0398.10.001799-3
   A audiência de instrução será realizada no dia 11 de novembro, no Fórum Dr. Geraldo Aragão Ferreira.
   O objeto do processo é a compra de uma ambulância Fiat Fiorino 1.3 pelo valor de R$ 52.480,00, supostamente superfaturada. A distorção do preço foi denunciada à CGU - Controladoria Geral da União, em setembro de 2004, pelo então candidato a prefeito, Manoel Franco (PT).  Foi, também, citada pela candidata a prefeita, Janete Rabelo (DEM) num debate, na campanha eleitoral municipal do mesmo ano.  
   Posteriormente, em junho de 2005, foi denunciada a Policia Federal, por um grupo de pessoas.
   Em 2006, somada a outras denúncias, deu origem ao escândalo da Máfia dos Sanguessugas. Em 26 de julho de 2006, a Revista Veja publicou matéria, em que o dirigente da Planam, Luiz Antonio Trevisam Vedoim responsabilizava o então prefeito de Mar de Espanha, Joaquim José de Souza (PMDB) - entre outros 58 prefeitos - pelo recebimento de propina no valor de R$ 6.257,00 pela compra da ambulância, em 27 de agosto de 2004. O ex-prefeito Joaquim José de Souza nega a veracidade da denúncia, e afirma desconhecer Adriana Maria da Silva, citada como intermediária por Vedoim.

Criatividade Infantil dribla carência de estruturas de lazer

   Em sua grande maioria, os bairros da cidade carecem de estrutura de lazer, por absoluta falta de planejamento na expansão urbana.
   A população infantil ressente-se da falta de acesso às estruturas esportivas do município e, nos bairros, a carência de espaço faz com que disputem com o trânsito a sua área de lazer.
  O Bairro Nossa Senhora das Mercês, apesar de ser um dos bairros mais bem planejados em termos de urbanização, não tem nenhuma estrutura de lazer; a ponto mesmo, de uma sorveteria ter tido a iniciativa de criar, por sua própria conta, um pequeno parque.
   As crianças do bairro, cansadas de disputar com os carros um espaço para seu lazer, deram vazão à criatividade, e adaptaram um terreno baldio para suas brincadeiras. Os meninos fizeram, em mutirão, a limpeza do terreno, e construíram uma pista de bikecross, onde praticam o esporte, todas as tardes.
    Fica aqui a nossa sugestão para o poder público, de uma fórmula que pode incentivar a pratica dos esportes, tirar as crianças da ociosidade e do risco do caminho das drogas. São iniciativas de baixíssimo custo que podem superar e corrigir os erros do passado, devolvendo aos bairros a alegria de viver o lazer e praticar atividades em locais públicos.

Dia das Crianças na Quadra



O Conselho Tutelar, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, organizou a festa das crianças, no dia 12 de outubro, na Quadra Poliesportiva.
  O evento levou grande publico ao local, onde ocorreram diversas atividades recreativas para as crianças. Com farta distribuição de refrigerantes, guloseimas e sanduíches, a festa contou, também, com apresentações esportivas, gincanas, teatro e apresentações circenses, alem de distribuição de brinquedos.
  Robson Terra apresentou espetáculos de circo, seguido de apresentações dos alunos da E.M.Elvira Madalena Mannarino e do grupo de capoeira Estrela do Mar.
   No pátio externo, crianças brincavam no pula-pula ou na quadra de skate. Na área interna, faziam trabalhos de pintura ou assistiam a encenações no palco.
  O dia da criança foi comemorado com grande alegria pela criançada, no que é considerado o maior evento infantil no município