Imprensa livre e comunitária. O jornal de maior circulação e credibilidade do município.


Social


Saudade realiza a Festa do Divino


 O distrito de Saudade realizou a Festa do Divino entre os dias 7 a 15 de maio. Entre os dias 7 a 13, a bandeira do Divino foi levada da casa da Imperatriz 2010, Sra. Célia da Conceição Monteiro Barbosa em visitação às diversas casas do distrito. Durante o período, foram realizadas missas e coletas de donativos. No dia 14, após a Missa de Ação de Graças, foram realizadas as festas sociais com a benção do bolo do Divino, leilões e barraquinhas.  À noite, o conjunto Andre Leandro e Leo animou o baile na praça. O baile foi até a madrugada, com grande animação.
    No dia 15, pela manhã foi celebrada a Missa do Homem do Campo e a benção do sal. Na parte esportiva foram disputadas várias partidas de futebol. O almoço, na Escola Raquel Marques teve uma participação comunitária muito grande. Os moradores ofereceram café aos visitantes e arrecadaram doações com venda de artesanato.
  A tarde, após a benção dos animais, foi feito o leilão de bezerros, porcos e outras doações da comunidade, para arrecadar recursos para a igreja local.
  Por volta das 18h a Coroa do Divino, carregada em uma antiga charrete colonial (de quase 500 anos) desfilou pelas ruas, acompanhada dos cavaleiros.
    Pe. Luciano conduziu do palanque, as orações e cânticos do conjunto folclórico, diante o desfile dos cavaleiros na praça.
   Dois jovens apresentaram toques de berrante para o publico. PE. Luciano chamou ao palanque a presença das autoridades presentes Gerson de Pequeri, Jair e Manoel do PT de Mar de Espanha.
  A Bandeira do Divino foi entregue á imperatriz 2011- D. Mota, e em seguida foi celebrada a Missa Solene.
   Com o descerramento da bandeira do Divino e queima de fogos o distrito concluiu as celebrações


Dom Gil ordena Pe. João Paulo e diáconos Eder e Fabrício 

No dia 14 de maio, o arcebispo Dom Gil Antonio Moreira presidiu, na Catedral Metropolitana, a ordenação do padre João Paulo T. Dias e dos Diáconos transitórios Éder Luiz Pereira e Fabrício Francisco de Oliveira. A Arquidiocese de Juiz de Fora possui cerca de 110 padres e 14 diáconos permanentes e engloba 37 cidades da região.
  Durante a cerimônia, que contou com a presença de muitos mardespanhenses, além do pároco Pe. Osmar Bezerra, a Banda 24 de Setembro realizou diversas apresentações musicais.
  No dia 15, o grupo deslocou-se para a cidade de Viçosa, onde Pe. João Paulo celebrou sua 1ª missa, concelebrados com os novos Diáconos Eder e Fabrício.


Padre Zucka recebe Medalha do Mérito em Juiz de Fora

No dia 31 de maio, o Revdo. Pe. Luiz Roberto Magalhães Leite (Pe. Zucka) da paróquia do Divino Espírito Santo, recebeu a medalha do mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, maior honraria de Juiz de Fora, por relevantes serviços prestados a comunidade de Juiz de Fora. A cerimônia foi realizada no Mirante do Morro do Imperador em Juiz de Fora, na data comemorativa do 161º aniversário de Juiz de Fora.
  Foram agraciadas 25 personalidades e entidades, por relevantes serviços prestados a sociedade juizforana.
   Pe. Zucka é o primeiro mardespanhense a receber essa homenagem, fruto de seu trabalho junto à juventude católica de Juiz de Fora.


A Lenda do Pé na calçada


 De Saudade nos veio essa informação por parte de um antigo morador, Sr. Jose Braz.
  Há muitos anos, ouvira na Rádio Aparecida uma música que narrava uma história acontecida na antiga Fazenda Soledad. Um filho brigou com o pai e o matou. Ao fugir, pulou da janela, caindo sobre um pé, na calçada de pedra, e nesse momento seu pé ficou gravado na pedra.
  Sr. Braz nos mostrou uma pegada na pedra, e apontou um quintal da casa em frente, a qual ele supõe que tenha sido a sede da antiga Fazenda Soledad.
  Cabe aqui esclarecer, que o nome original do distrito de Saudade, vem do espanhol Soledad (solidão). Supostamente, com o tempo o nome foi aportuguesado para o fonema mais parecido no português que seria Saudade e assim ficou o nome.
  Quanto á pegada, é muito parecida com um pé descalço. Pode ser que seja do parricida, pode ser até que seja uma marca fóssil de uma pegada pré-histórica antes da solidificação da rocha, e até mesmo um capricho da natureza. O certo é que a marca é muito semelhante à pegada de um pé direito chapado e descalço.
 Segundo o prof. Julio Cezar Vanni; Saudade ou Soledad remonta a terceira década do século XIX, quando o alferes Domiciano Claudio Nogueira fixou-se na região, fundando a Fazenda da Soledad. Já foi Soledade do Chiador e hoje Saudade.




Passeata contra a Dengue

A Escola Estadual Estevão Pinto promoveu uma passeata no dia 14 de maio, para alertar sobre os riscos da dengue. O evento, coordenado pela professora Catarina Miranda e o diretor Antonio Ferreira, realizou uma campanha interna, em forma de palestras educativas e encenações teatrais.
  Na passeata realizada pela manhã, as crianças percorreram diversas ruas da cidade, portando cartazes e entoando canções educativas contra a dengue. No percurso, as crianças recolheram o lixo encontrado pelas ruas.
  À tarde, alunos da Escola Municipal Elvira Madalena Mannarino, agentes de controle da dengue e a Policia Militar, fizeram um abraço simbólico, diante do repuxo do Parque Jose Francisco Schettino.
   Os agentes de controle têm intensificado as ações, realizando a aplicação de fumacê em diversos bairros, e outros escolas têm promovido campanha educativa junto aos alunos.
    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 27 de maio, havia 121 notificações, com 51 casos confirmados, 11 comprovados clinicamente, 2 descartados, 16 negativos e 41 aguardando resultado.
    No inicio do mês nossa reportagem percorrera as ruas da cidade encontrando muitos copos plásticos atirados nos bueiros e muito lixo pelas ruas. Alertamos à população sobre os riscos das embalagens plásticas como criatório para o mosquito, por acumular água de chuva ou sereno.
  A parceria comunidade e poder público, é fundamental na batalha contra a dengue.







Festa do Divino Saudade

O Distrito de Saudade realizou, entre 14 a 23 de maio, a Festa do Divino, que contou com diversas atividades religiosas, como novenas, missas e procissões.
   Foram realizadas, também atividades sociais, como quermesses, leilões, almoço, shows folclóricos, partidas de futebol e bailes, sendo no dia 22 com o conjunto Boiadeiros. Nesse ano, foram afixados marcos no distrito destacando os sete dons do Divino Espírito Santo.
    O ponto alto da festa aconteceu no dia 23, com a cavalgada do Divino, seguida de missa solene e queima de fogos.