Imprensa livre e comunitária. O jornal de maior circulação e credibilidade do município.


Esportes



Botafogo Máster realiza grande partida em Mar de Espanha


 No dia 5 de novembro foi inaugurado o novo espaço de lazer no Campo das Palmeiras. A obra, resultado de uma parceria publico/privada entre a Prefeitura Municipal e algumas empresas do município, foi batizada como Espaço de Lazer Frazão, em homenagem a esse grande incentivador do esporte no município.
   Em destaque foi apresentado um painel, com mardespanhenses que se destacaram no futebol como Luiz Claudio Simão (atleta do Botafogo), Paulo Espanha, Kim, Cezar, Roberto, Marreta e muitos outros, além dos grandes apoiadores do esporte como Manoel Morais, Wantuil Paulino e Antonio Arantes Jair Gotelipe, Ladeira, Frazão e muitos outros.
   Foi realizada uma partida de futebol coma equipe do Botafogo Máster e uma seleção mardespanhense de veteranos.
   A equipe Máster alvinegra foi composto de: Ricardo Cruz, Humberto, Ari, Wagner Pepeta, Paulo Verdan, Mazinho, Eloi, Mendonça, Alê, Mauricio, Nilson Dias, Darci Lira , Hamilton, Jorginho e Claudio Simão.
    A equipe mardespanhense contou com: Nélio, Cezar, Tista, Mauricio, Edinho, Kid, Giovani, Jair, Ivanzinho, Valentin, Marquinho, Mazinho, Mauro, Tão, Tõe, Rafael, Flavinho, Renatinho, João Guarará e outros.
   A equipe de arbitragem foi: Alcides (juiz) e Gilberto e Geraldo Santos (bandeirinhas).
    A partida levou ao Campo das Palmeiras um grande público calculado em mais de duas mil pessoas, e terminou com um resultado de três gols a favor do Botafogo Máster, sendo dois gols de ALÊ e um gol de Humberto.

Campeonato Regional de Futebol-
3º Torneio de Verão de Engenho Novo

  Os jogos, do 3º Torneio de Verão de Engenho Novo, foram realizados no campo de futebol do distrito de Engenho Novo, entre os dias 13 de fevereiro a 15 de maio. Contou com a participação de importantes equipes de Mar de Espanha e da região.
   O torneio foi concluído, no dia 15 de maio, com uma importante partida entre Guarara e Senador Cortes, resultou com a vitória de Guarará. por 3x2 . O torneio contou com grande presença de público, que agitou os domingos no distrito
    Veja a classificação final:

1º Lugar – Guarará
2º Lugar – Senador Cortes
3º Lugar – Grêmio do Floresta
Artilheiro – Daisinho (Guarará)
Goleiro menos vazado – Titico (Grêmio do Floresta)




Atletas, medalha de ouro do handebol, assinam contrato com o Minas -JF

Selecionadas em “peneira”, no mês de novembro, Letícia Quinelato, 14, e Bárbara de Morais Caetano, 13, deverão assinar contrato, ainda no mês de dezembro, com o Minas Esporte e Lazer, de Juiz de Fora.Tanto Letícia (armadora direita), quanto Bárbara (armadora central); são Medalha de Prata, no micro regional 2009 e Medalha de Ouro, no Regional 2010, na modalidade Handebol, nos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG), representando o município pela Escola Estadual Mar de Espanha.
  As jovens atletas foram treinadas pelo técnico Moébio Felicíssimo Silvino e Sofia Miranda, que ainda intermediou o intercâmbio.

Show de Bola em Mar de Espanha

Entre os dias 15 e 16 de janeiro, Mar de Espanha será a sede do campeonato Show de Bola. O evento esportivo será realizado na Quadra Poliesportiva Municipal, com a participação de 250 atletas da região. Através de convênio com a Prefeitura Municipal de Mar de Espanha, o Show de Bola promoverá diversas disputas esportivas, nas modalidades; Futsal (masc /fem) e Voleibol.(masc.).

Palmeiras, de Flávia Guedes, é prata

No dia 4 de novembro, Palmeiras e Centro Olímpico disputaram a final da Taça Cidade de São Paulo. Com o placar de 0 x 0, a decisão foi por cobrança de pênaltis, com a vitória do Centro Olímpico. Ao Palmeiras, de Flávia Guedes, que vinha como vice da Copa Mulher, coube um honroso segundo lugar, e a conquista da medalha de prata.





1º Campeonato Mineiro de Rugby

O ultimo evento do Mineirão, antes da reforma para a Copa do Mundo de 2014, será a final do 1º Campeonato Mineiro de Rugby. Essa final será realizada no dia 10 de julho, onde serão disputadas três partidas: às 10h será a disputa pelo quinto lugar; às 12h a disputa será pelo terceiro; e, às 14h haverá a grande final. A entrada é franca.  
     O esporte, que fará sua reestréia nos Jogos Olímpicos de 2016 é pouco conhecido no Brasil, e tem Minas Gerais como um dos focos pioneiros.
   O recém-criado Campeonato Mineiro conta com apenas seis equipes, divididas em duas chaves. Na chave A, disputam; BH Rugby (bicampeão da Copa Brasil), o Uberaba Taurus e o Uberlândia Rugby. Na chave B, disputam; Vianna JF Rugby, UFLA (Lavras) e Varginha Rugby.
  Mar de Espanha estará representada no evento. O mardespanhense Yago Franco, colaborador do jornal O MAR DE HESPANHA, disputa pelo Vianna JF Rugby.
 

Copa do Mundo

A primeira fase da Copa do Mundo, ainda, não empolgou a torcida mardepanhense, que ao contrário de outras copas, se mantêm reticente, apesar da seleção brasileira ser citada como favorita. Poucas ruas estão sendo decoradas e as comemorações de vitória não têm o mesmo vigor de outros campeonatos.
  As pessoas acompanham os jogos, em casa, nos bares e no point da Copa, instalado na Quadra Poliesportiva. O Brasil vem mantendo uma campanha regular; com uma vitória por 2x1 contra a Coréia do Norte, 3x1 contra a Costa do Marfim e.um empate contra Portugal, por 0x0. Com isso conquistou a liderança do grupo.
   Nas oitavas de final, enfrentou o Chile no dia 28, com.vitória por 3xO classificando-se para as quartas de final. A seleção irá enfrentar, agora, no dia 2 de julho a equipe da Holanda.
   A expectativa é que de agora em diante, a população entre no clima, na busca da conquista do Hexacampeonato.
 

Wagner é homenageado no E. C. Rex 

Wagner Pereira da Silva com sua família, Dr. Ademar e Marina. O Vice-campeão sul americano infanto-juvenil de volei foi homenageado do Esporte Clube Rex, no dia 29 de abril. Wagner deverá permanecer no Grambery até o final do ano, quando, talvez, deverá ser transferido para o vôlei de São Paulo ou do Minas Tênis Clube.

 JEMG

Entre os dias 12 a 16 de maio, a equipe de vôlei, modulo II representada pela Escola Estadual Estevão Pinto foi a Bom Jardim de Minas disputar os Jogos Escolares de Minas Gerais. Infelizmente a equipe não conseguiu bons resultados. É aguardado, agora, entre os dias 1º a 6 de junho, o resultado  da equipe de Futsal modulo II da mesma escola e das equipes de Futsal e Handebol modulo I da Escola Estadual de Mar de Espanha. Estaremos torcendo para que tragam bons resultados.

COPA BAHAMAS DE FUTSAL

 A equipe infantil de Mar de Espanha  realizou a sua melhor campanha de todos os tempos, nesses jogos.
  Participou de 6 jogos, vencendo equipes como AABB, Curumim Olavo Costa, Tupi, E.E. Raulino Pacheco (Rio Novo), entre outras, e  perdendo apenas o primeiro jogo, para o Botafogo. Marcou 24 gols em 6 jogos
    A copa tem 40 participantes nessa categoria, e nossa equipe passou para a 2ª fase, onde disputam apenas 8 equipes. Nessa fase, que  é de mata-mata,  Mar de Espanha enfrentou no dia 18 o Bom Pastor, mas foi derrotado por 8x2 e foi excluída. No 2º semestre, essa mesma equipe voltará a representar a cidade
   
CAMPEONATO VETERANO

Começou , no dia 16 de maio, o Primeiro Campeonato de Veteranos de Mar de Espanha, com 5 equipes locais, além  das equipes de fora, que são Pequeri, Senador Cortes e Guarará. Na primeira rodada, Pequeri venceu Guarará, por WO (a equipe chegou atrasada). Senador Cortes venceu por 2 x 1 o Sucata. No dia 30 de maio, empataram por 1x1 o Floresta e o Veterano do Nézio e Veterano do Nilo perdeu para o Veterano do João Carlos, por 1x2.
 Colaboração Diego Cardoso
Seleção Brasileira Infanto Juvenil de Vôlei

O atleta mardespanhense Wagner Pereira da Silva foi selecionado, entre 46 atletas, para a posição de oposto, na Seleção Infanto Juvenil Brasileira de Vôlei.
Wagner deverá ir para o Minas Tênis Club, logo após a temporada do Campeonato Sul Americano, que será entre de 9 a 17 de abril, na Venezuela.
Na nossa redação, o atleta deixou o seu agradecimento à Pe Rodney, Dr. Wellington e Cláudio da Sile Distribuidora, que o ajudaram na obtenção do seu passaporte.

Campeonato Regional

No dia 21 de março a equipe do Kafofo enfrentou o Esporte em uma partida no Campo das Palmeiras pelo Campeonato Regional de Futebol. O resultado da partida foi Esporte 2 x 1 Kafofo.


Instituto Show de Bola

Durante palestra realizada na Associação Comunitária do Bairro Floresta - ACBF, no dia 18 de março, Álvaro Montan fez a exposição do projeto de instalação da ONG Instituto Show de Bola, em Mar de Espanha.
O projeto seria adequado da ONG do mesmo nome, instalada em Barbacena, e está sendo conduzido por Álvaro, Moébio e Silvana. Pretendem cadastrar cerca de 300 jovens (meninos e meninas) na idade entre 7 a 16 anos, para preparação física e técnica em diversas modalidades esportivas como, vôlei, basquete e futsal, entre outras. Já contam com apoios técnicos de estagiários na área de educação física, fisioterapia, psicologia e nutrição. O objetivo é descobrir e formar talentos esportivos, ao mesmo tempo em que influenciaria o melhor aproveitamento escolar dos jovens.
O grupo foi responsável pela descoberta e condução de Wagner, que agora está atuando na Seleção Brasileira Infanto Juvenil de Vôlei.
Pretendem buscar parceria com empresários e com a prefeitura, que poderia cedera quadra poliesportiva para a pratica das atividades do grupo.

Copa Bahamas de Futsal

A equipe de Mar de Espanha irá participar da copa Bahamas de futsal com atletas da categoria infantil. São 40 equipes só nesta categoria e Mar de Espanha irá brigar para estar entre os oito primeiros colocados que farão parte da segunda fase. Nossa equipe enfrentará Botafogo Futebol Junior, Tupi, Colégio Jesuítas, EE Raulino Pacheco entre outras.

Copa Panorama de Futsal
A equipe de Mar de Espanha disputou a XII Copa Panorama de Futsal, pela primeira vez formado só por atletas da cidade. A equipe estreou no dia 10 de março No Ginásio do Tupinambás, perdendo para Presidente Bernardes pela placar de 5x0. No segundo jogo, no dia 12 de março, empatou por 3x3 com Coronel Pacheco. No terceiro jogo, no dia 18 de março, perdeu para o Goiana por 5x2. Classificada como a terceira da chave, a equipe não deverá participar da 2ª fase do campeonato.

Mar de Espanha participará dos jogos do JEMG

O município de Mar de Espanha participará pela 4ª vez dos Jogos Escolares de Minas Gerais que acontecerá em Bom Jardim de Minas nos dias 14 a 16 de maio e São João Nepomuceno nos dias 02 a 06 de junho. Nossas equipes vêm tendo bons resultados, visto que no ano de 2009 conquistamos a medalha de prata no handebol modulo I representado pela Escola Estadual de Mar de Espanha. Ficaremos torcendo por uma possível etapa regional.