Imprensa livre e comunitária. O jornal de maior circulação e credibilidade do município.


Politica

Filiados do PT denunciam PED no município como irregular

 Diversos filiados do Partido dos Trabalhadores reclamaram que foram convocados por alguns políticos e filiados do PSDB para participarem do processo eleitoral do PT, que seria realizado na Câmara dos Vereadores, no dia 10 de novembro.
      Esses mesmos denunciantes estranharam os convites de ultima hora - muitos feitos no mesmo dia, contrariando o estatuto partidário que estabelece a publicação de edital - feitos justamente por filiados e políticos de outros partidos. Um dos filiados informou que pretendia recorrer ao Ministério Público, uma vez que, segundo ele fora feito, ilegalmente, pagamento não autorizado em seu nome. Muitos outros afirmaram que tinham a intenção de pedir sua desfiliação por não concordarem com métodos ditos autoritários, contraditórios com a história do PT
     Como noticiamos em nossa edição de agosto de 2013, a Executiva do Diretório Municipal do PT já havia anulado o processo eleitoral no município, no dia 4 de setembro, por fraude eleitoral.    
      A decisão unânime da Executiva do PT foi pela anulação do processo por abuso de poder econômico. No dia 30 de agosto, uma pessoa, ainda não identificada, fez de modo seletivo a quitação de contribuições estatutárias de 58 pessoas, caracterizando quitação em massa e abuso de poder econômico. Com isso somente esses 58, entre os 104 filiados, ficaram autorizadas a participar das eleições no município, alijando todos os demais do processo.
      Ao perceber a ilegalidade financeira eleitoral, o Secretário de Finanças do PT denunciou o crime eleitoral à Executiva, que analisou a denúncia considerando-a procedente e deliberando pela anulação do processo. Na apuração da denúncia, a Comissão Executiva constatou que, entre as 58 quitações, foram pagas contribuições de diversos ex-integrantes, filiados há mais de dois anos no PSDB e PTB, e outros, não mais filiados ou hoje alocados em outros domicílios eleitorais.
      Todo o processo e provas foram encaminhados ao Diretório Estadual de Minas Gerais, desde o inicio de setembro, e segundo fontes do PT local, a estadual ainda não se manifestara sobre a decisão. Também, nenhuma chapa apresentara inscrição no local e prazo indicados pelo PT no edital afixado no quadro de avisos da 170ª Zona Eleitoral.
      Mesmo entre esses 58 filiados a grande maioria não participou ou recusou-se a participar do processo por considerá-lo ilegal. Os membros da Executiva do Diretório Municipal e fundadores históricos do PT não participaram das eleições, até mesmo porque não foram informados que o mesmo seria realizado.


Membro da Executiva Municipal do PT comenta sobre o processo

     Procuramos a presidente do PT local, Márcia Franco para manifestar-se sobre as denúncias dos filiados, mas não conseguimos localizá-la.
     Consultamos, então, o Secretário de Finanças do PT, Manoel Franco - que já foi candidato a prefeito e a vereador pelo partido em três eleições municipais, o qual falou à nossa redação.
    Sobre o assunto já falamos formalmente, através da deliberação oficial encaminhada ao Diretório Estadual, e até mesmo em entrevista dada a esse jornal em setembro passado. Falar mais sobre o assunto seria mera redundância, pois quem tem que esclarecer essa situação é o Diretório Estadual do PT, que ainda não se manifestou sobre o assunto”.  
      Continuou Manoel Franco - “Posso falar, aqui, não como político partidário - atividade com a qual não me identifico mais – mas como cidadão que respeita as leis do País. Nos últimos anos, a política mineira entrou em crescente depravação moral e ética, transformando-se em um jogo sujo de cooptação e fisiologismo, o que tem levado a um alto índice popular de rejeição aos políticos, vistos pela população como espertalhões e corruptos. Não é por mero acaso que os escândalos dos mensalões - tanto do PSDB em 1998, quanto do PT e PTB em 2005 - tenham surgido em Minas Gerais, operados pelas mesmas pessoas e o mesmo banco mineiro. Isso tem levado as pessoas honestas - entre as quais nós, da Executiva Municipal procuramos nos incluir - a abandonar a política formal por sua falta de aceitação de um mínimo ético.”
    Concluiu afirmando: “Quanto à democracia em nossa cidade, vejo isso como um precedente perigoso, pois se os grupos políticos conservadores tradicionais resolverem aprisionar todas as legendas partidárias nacionais, a bipolaridade só tornará o processo mais antidemocrático, retardando, ainda mais, o desenvolvimento político e social do município. Os políticos precisam recuperar um mínimo padrão de ética e moralidade, e aprenderem a respeitar as normas da legalidade e da transparência pública para merecerem o respeito da população.”




Diretório Municipal do PT pede anulação do PED local por fraudes

O Secretario de Finanças do Partido dos Trabalhadores - PT de Mar de Espanha, Manoel Franco, apresentou denuncia de irregularidades no Processo de Eleições Diretas - PED 2013 junto a Comissão Executiva Municipal do PT, no dia 2 de setembro.
   Segundo o denunciante, no dia 30 de agosto, prazo limite para a quitação das contribuições no sistema SACE, condicionantes para a participação no PED, uma pessoa não identificada efetuou em uma instituição bancária na cidade, a quitação sequencial da contribuição de 58 filiados, de modo seletivo, caracterizando abuso de poder econômico, supostamente para manipular o processo interno. As quitações foram feitas a revelia de vários filiados que afirmaram não terem autorizado a ninguém esse procedimento.
   Para Manoel Franco, a suposta fraude sugere o envolvimento de pessoas estranhas ao PT e que desconhecem a listagem atual, uma vez que dos nomes quitados existem várias pessoas que saíram do partido desde 2011 para filiarem-se em outras legendas. Alguns até concorreram às eleições municipais de 2012  por outros partidos. Além disso, entre os nomes existem ex-filiados que tiveram suas filiações canceladas pela justiça eleitoral, em 2012, por dupla filiação, e outros que já transferiram seu domicilio eleitoral para outras cidades. Muitos dos filiados que tiveram suas quitações feitas nem sequer estão mais residindo no município.
    Diante da gravidade da situação, a Comissão Executiva do PT de Mar de Espanha, reuniu-se em caráter de urgência, no dia 4 de setembro, quando analisou e acolheu as denúncias, deliberando pelo pedido de cancelamento e anulação do PED 2013 no município.    A ata de reunião com a resolução foi encaminhada ao Diretório Estadual de Minas Gerais, com a solicitação de que homologassem a decisão da Executiva Municipal.
     Apesar disso, o diretório municipal manteve o calendário de inscrições de chapas até o prazo do dia 11 de setembro, conforme edital afixado no fórum local, mas nenhuma chapa foi apresentada.

   A questão deverá ser analisada pelo Diretório Estadual do PT.