Imprensa livre e comunitária. O jornal de maior circulação e credibilidade do município.


sábado, 21 de julho de 2018


Certidões oficiais reafirmam a origem do lendário Juan Maquieira e trazem novas luzes aos primórdios do desbravamento de Mar de Espanha

          Pesquisas genealógicas realizadas por Fábio Mattos, heptaneto de Juan Maquieiro ou João Maquieira, confirmaram, em 2015, a existência e origem do lendário desbravador da região de Mar de Espanha. Fábio Mattos é, também, trineto de Joaquim Barbosa de Castro  ̶  barão de Além Paraíba.
             Como surpresa, os novos dados contradizem a história oficial que define João Maquieira como mameluco e reafirmam parte da lenda que o cita como de origem espanhola.
            As surpresas não param por ai, pois os documentos reafirmam que o Major Agostinho José Frederico de Castro era um dos últimos filhos de João Maquieira.
            Curiosamente, Agostinho José Frederico de Castro recebeu sua sesmaria em 22/06/1819 no Sertão do Cágado   ̶  que compreendia as áreas de Louriçal, Córrego Jacaré e Córrego Bom Jardim  ̶   mesma região em que o outro lendário desbravador, Antônio José da Costa havia recebido sua sesmaria em 20/10/1817 (Celso Falabella de Figueiredo Castro- Os Sertões do Leste, Achegas para a história da Zona da Mata,  p. 57). Novamente a lenda reflete parte da realidade situando na mesma região o filho de João Maquieira  e Antônio Manoel da Costa.
           Essas relações entre realidade e lenda trazem-me à memória uma frase muitas vezes a mim repetida, em suas cartas, pelo historiador Celso Falabella de Figueiredo Castro “as lendas são nuvens que carregam em seu bojo, pelo infinito do espaço, apenas o sonho da verdade”

Dados dos documentos oficiais

Certidão de casamento do Arcebispado de Mariana, emitida em 03/03/2015 atesta o casamento, em 18/09/1769, de João Maquieiro, batizado na freguesia de S. Veríssimo Barros, termo de Ponte Vedra, Arcebispado de S. Tiago de Galeza (Galícia, Espanha), filho de Lourenço de Maquieiro e de Bernarda de Castro – com Maria Inácia Ferreira, batizada na freguesia de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, filha de Antônio Davila Bitancur e Inácia Ferreira.
Certidão de casamento do Arcebispado de Mariana, emitida em 03/03/2015 atesta o casamento, em 29/04/1811 de C.C. Agostinho Jose de Castro, filho de João Maquieiro e Maria Inácia Ferreira – com Joana Batista do Vale, filha de Mauricio Antônio Claudio e Francisca Carlota.
Dados genealógicos, de Juan Maquiera, ou João Maquieiro; João Maquieira, informam:
- Nascido em data anterior a 1753 em São Veríssimo de Barros, Pontevedra, Pontevedra, Galícia, Spain (Espanha).
- Falecimento em 06/12/ 1789, em Barbacena, Minas Gerais, Brasil.
- Filho de Lourenço Maguieiro e Bernarda de Castro   
- Marido de 
Maria Inácia Ferreira 
Fonte: https://www.geni.com/people/Juan-Maquiera/6000000015713630126
A data da morte de Juan Maquiera, contraditoriamente, é dada como em 07/06/1789 pelo site geneaminas, embora o ano seja confirmado.
 
Fonte: http://www.geneaminas.com.br/genealogiamineira/restrita/enlace.asp?codenlace=1318175



Nenhum comentário:

Postar um comentário