Em sua grande maioria, os bairros da cidade carecem de estrutura de lazer, por absoluta falta de planejamento na expansão urbana.
A população infantil ressente-se da falta de acesso às estruturas esportivas do município e, nos bairros, a carência de espaço faz com que disputem com o trânsito a sua área de lazer.
O Bairro Nossa Senhora das Mercês, apesar de ser um dos bairros mais bem planejados em termos de urbanização, não tem nenhuma estrutura de lazer; a ponto mesmo, de uma sorveteria ter tido a iniciativa de criar, por sua própria conta, um pequeno parque.
As crianças do bairro, cansadas de disputar com os carros um espaço para seu lazer, deram vazão à criatividade, e adaptaram um terreno baldio para suas brincadeiras. Os meninos fizeram, em mutirão, a limpeza do terreno, e construíram uma pista de bikecross, onde praticam o esporte, todas as tardes.
Fica aqui a nossa sugestão para o poder público, de uma fórmula que pode incentivar a pratica dos esportes, tirar as crianças da ociosidade e do risco do caminho das drogas. São iniciativas de baixíssimo custo que podem superar e corrigir os erros do passado, devolvendo aos bairros a alegria de viver o lazer e praticar atividades em locais públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário