Imprensa livre e comunitária. O jornal de maior circulação e credibilidade do município.


terça-feira, 13 de abril de 2010

IEPHA vistoria Área de Interesse Cultural

Denúncias apresentadas ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) levaram a uma inspeção do instituto em Mar de Espanha. Nessa edição, publicamos algumas fotos da cidade do século passado, quando ainda preservava características arquitetônicas de relevância histórica.

    Os inspetores do IEPHA estiveram na cidade, entre os dias 15 a 17 de março, período em que vistoriaram diversos prédios considerados de interesse histórico e cultural, principalmente no entorno da Praça Barão de Ayuruoca.
   Durante esses dias foram realizadas diversas análises das condições de preservação de vários imóveis, elaborando-se relatórios e mapeamentos fotográficos.
  O instituto não quis se manifestar sobre o resultado de seu relatório, nem sobre a data de sua apresentação.

 O que é o IEPHA

 
    É uma fundação sem fins lucrativos vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
O IEPHA-MG tem por finalidade pesquisar, proteger e promover os patrimônios cultural, histórico, natural e científico, de natureza material ou imaterial, de interesse de preservação no Estado de Minas Gerais, nos termos da legislação estadual que dispõe sobre a matéria e a Constituição Federal.
Cabe ao instituto, além da proteção aos bens por ele tombados, cuidar da difusão da consciência patrimonial e da criação de instrumentos e mecanismos que contribuam, de maneira universal e eficaz, para a preservação da memória e identidade culturais em todo o Estado.
     O IEPHA tem atuação de caráter normativo e presta serviços na execução direta ou na supervisão e fiscalização de intervenções. Além disso, dá assessoria a prefeituras municipais e comunidades, contribuindo para a preservação e divulgação do patrimônio cultural mineiro.
   Qualquer cidadão pode denunciar a execução de obras irregulares, o tráfico de bens culturais e atos de vandalismo, como demolições e pichações. Para isso, não é necessário que a pessoa se identifique. São considerados bens culturais canções, relatos orais, desenhos, esculturas, monumentos, casas, prédios e até mesmo regiões, como o complexos arquitetônicos. A denúncia pode ser feita através do telefone do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico ou enviando uma mensagem através do endereço eletrônico disponível no sítio do IEPHA. 

Um comentário:

  1. É ISTO AI GENTE......´
    A HISTÓRIA DE UMA CIDADE TEM QUE SER PRESERVADA
    PRINCIPALMENTE A CIDADE DE MAR DE ESPANHA, QUE
    POSSUI UM PASSADO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DE MINAS GERAIS, NA HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL.
    É MUITO TRISTE VER FORASTEIROS,COMPRAREM IMÓVEIS HISTÓRICOS NA CIDADE E QUERER DEMOLIR
    MESMO SABENDO QUE OS MESMOS SÃO TOMBADOS PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO,É MUITA PETULANCIA DESTES CARAS É NÃO RESPEITAR O POVO DA CIDADE.
    EM FIM,VAMOS VER QUEM VENCE ESTA GUERRA,A CULTURA OU A IGNORANCIA DOS SEM CULTURA QUE SÓ POSSUEM UMA COISA NA VIDA ,"DINHEIRO" E MAIS NADA SIMPLESMENTE NADA,DEVIAM SIM CONSIDERAR MAIS A CIDADE POIS ELA DEU A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO,FOI COM O POVO DA CIDADE QUE ESTES CARAS CRESCERAM NA VIDA.

    ResponderExcluir