Imprensa livre e comunitária. O jornal de maior circulação e credibilidade do município.


quinta-feira, 16 de junho de 2011


Escolas Estaduais trazem ouro e bronze do JEMG


Duas medalhas de ouro e duas de bronze.  Escolas de Mar de Espanha brilham no JEMG





As escolas estaduais Mar de Espanha e Estevão Pinto, ambas, conquistaram medalhas de ouro e bronze na etapa microrregional do JEMG - Jogos Estudantis de Minas Gerais.
  Os jogos foram realizados entre os dias 17 a 21, sendo que a E.E. Mar de Espanha disputou no módulo I, na cidade de Bom Jardim de Minas e a E.E.Estevão Pinto, no módulo II, na cidade de Arantina.
  Na etapa microrregional da SRE Juiz de Fora, participaram equipes de Juiz de Fora, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Matias Barbosa, Bom Jardim de Minas, Arantina, Belmiro Braga, Coronel Pacheco, Lima Duarte, Simão Pereira, Santa Rita do Jacutinga e Mar de Espanha.
  A E.E. Mar de Espanha, que já conquistara a medalha de prata em 2009 e ouro em 2010, repetiu a façanha em 2011, com a conquista da medalha de ouro no handebol feminino modulo I. Conquistou, também, a medalha de bronze na categoria futsal, masculino, modulo I.
  A E.E. Estevão Pinto, também, trouxe uma dupla conquista, com a medalha de ouro no futsal masculino, e medalha de bronze no xadrez masculino modulo II.
  A equipe ouro do handebol feminino da E.E. Mar de Espanha foi composto por: Daniela Delgado de Rezende, Fernanda Saramella de Melo, Lohraine dos Reis de Oliveira, Larissa Teixeira Moraes, Ana Carolina Delecrode de Souza, Camila Costa Catiçani, Laís Gonçalves Esteves, Larissa Arcângelo Geraldo, Darlene Aparecida de Souza, Barbara de Moraes Caetano, Ana Luisa Silva Bergamasso, e Gabriela Gavioli Pacheco. A professora responsável é Thais Aparecida Paula Faria, e as acompanhantes Elizabete Diogo Araujo dos Santos e Iclea de Castro Santos.
  A equipe bronze do futsal masculino da E.E. Mar de Espanha foi composto por: Carlos Magno Lima Ramos, Pedro Henrique Souza de Vito, Felipe Rocha Freitas, Igor Silva Oliveira, Renam Miranda Soares, Douglas de Castro Dias, Lucas Marques Rossetti, João Paulo Oliveira de Souza, Andre Kaizer Souza, Jose Miguel de Almeida Jr., Leonardo Marçal Silva, Elias Vander da Silva, Renato Vieira Maia e Silva e Bruno Vieira Maia e Silva. O professor responsável foi Daniel Palha Bastos, com as mesmas professoras acompanhantes da equipe de handebol
  A equipe técnica foi formada pelo técnico Moebio Felicíssimo Silvino e auxiliar-técnica Thais Aparecida Paula Faria. A diretora da escola é Creonice Marques Rossetti.
   A equipe ouro do futsal da E.E.Estevão Pinto é composto por: Pablo Leandro Correa Massambani, Marques Junior Xavier de Lima. Raul dos Santos Silva, Bruno de Souza Barbosa, Richardson Ribeiro Dias, Lucas Valentim Pereira Cescon, Arthur Souza de Vito, Cleverson der Souza Machado, João Guilherme de Oliveira, Gerson Celeone da Silva Alves, Kelvin Carvalho de Souza, Emerson Junior Martins dos Santos.
 A equipe técnica foi Alex Marques da Silva Costa e Alan Molina Batista.
     O ganhador da medalha de bronze da escola é Victor Rezende Franco. Equipe técnica: Ylcimar Gonçalves Biancard. O diretor da escola é Antonio Jose Ferreira. Representaram o município; o coordenador de esportes Diego Cardoso e Sofia Miranda.
    As duas equipes medalha de ouro do handebol (fem.), futsal (masc.) e xadrez (masc.) vão participar da etapa regional, que será disputada entre os dias 27 de junho a 02 de julho em Cataguases.

 
MHCN e prefeitura produzem vídeo do Zé Pereira

Mar de Espanha integrado ao Ponto de Informação Histórica

 O Museu de História e Ciências Naturais, de Alem Paraíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Mar de Espanha integraram o município à rede de “Ponto de Informação Histórica - Memórias da Mata Mineira”. Na rede já participam os municípios de Alem Paraíba, Volta Grande, Pirapetinga, Santo Antonio do Aventureiro, Recreio, Chiador, Laranjal, Visconde do Rio Branco, Dona Euzébia, além de Mar de Espanha.
  Pelo projeto, foi instalado no hall da Prefeitura de Mar de Espanha, um terminal que integra a rede de informações. Foi realizado, também, o vídeo Mar de Espanha- Zé Pereira, com vários depoimentos. 
    Em cerimônia realizada na Prefeitura de Mar de Espanha foi inaugurado o terminal pelo prefeito Marcilio Pacheco e o diretor do museu Andre Martins Borges. Em seguida, copias do vídeo do vídeo foram distribuídas às autoridades e aos depoentes sobre o tema
Depuseram sobre a história do Zé Pereira; o comunicador Jose Francisco Dutra (Zezinho); o Sr.Wantuil Gonçalves Paulino; a Sra. Maria Jose Gribel e o jornalista e músico Manoel Franco. Os depoimentos trouxeram importantes revelações sobre a memória oral do Zé Pereira- 1º registro cultural imaterial do município.
   Após a cerimônia o vídeo foi projetado para o publico, no Parque Jose Francisco Schettino.  Na conclusão do evento foi apresentado o filme “O Bem Amado” de Paula Lavigne.
  O vídeo estará disponível ao público para consultas, em todas as escolas, centros culturais e bibliotecas da cidade. O terminal, na prefeitura, também está disponível para consultas publicas.


Exposições da região tem inicio

                         Senador Cortes

   A cidade de Senador Cortes realizou o XXIX Concurso Leiteiro, entre os dias 1 a 5 de junho. No dia 1º apresentou Os Levitas e o Forró Legal. No dia 2, o show foi do Formula 7 e DJ Morango. No dia 3, após a abertura oficial, teve o show de Teodoro e Sampaio, e no fim da noite o Expresso e Cia. No dia 4, o som foi do grupo Molejo e da dupla Fabrício e Daniel. No domingo, após a corrida de MotoCross, houve o show do grupo Art Junior e a dupla Rick e Johny. O evento transcorreu tranqüilo, com a segurança da Equipe Power Segurança, de Mar de Espanha.

Pequeri

    Pequerí realiza a 2º Festa do Cavalo e Concurso Leiteiro entre os dias 22 a 26 de junho. No dia 22, haverá o show de Garotas Country, e após, a dupla Gil e Guaxupé. No dia 23, haverá o encontro de Cavaleiros e Amazonas e, à noite, o show de Forró Kixodó e DJ Leo Perez. No dia 24, o show fica a cargo do DJ Scooby, o grupo Ensaboados, a Banda Scalinata e Andre, Leandro e Leo. No dia 25, pela manhã haverá o Concurso de Marcha, e a noite DJ Scooby, MC Perilla, e show de Pretinho dos Teclados. No dia 26 as 12 h haverá Prova de Tambor, Baliza e Cadeira, depois, som da Equipe Pyrasom, entrega dos troféus e o encerramento com o show de Os Boiadeiros.

Mar de Espanha

    A XXVIII Exposição Agropecuária e V FAIME de Mar de Espanha, será realizada entre os dias 06 a 10 de julho. No dia 7 a noite de abertura haverá o show do cantor de funk Buchecha, (da antiga dupla Claudinho e Buchecha).  No dia 08, será o show de Edson (da dupla dissolvida Edson e Hudson). O evento deve contar, também, com o grupo Beijo Apimentado, a dupla Fabrício e Gabriel e Banda Slide. Da prata da casa, deve participar o pagode do Art Júnior. A Secretaria de Turismo ainda não confirmou a agenda para a imprensa.


Campanha do Meio Ambiente


Mar de Espanha realiza diversos eventos comemorativos da Semana da Meio Ambiente de 2011, entre os dias 6 a 10 de junho. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, diversas secretarias municipais, tem a participação efetiva da EMATER, IEF, Policia do Meio Ambiente (PMMA), Sicoob, Sindicato Rural e Cooperativa dos Produtores de Leite, além da Artemar, grupos da terceira idade e escolas do município.
    A semana começou com uma passeata ecológica até o Rio Cágado, com a participação de alunos, professores, secretarias municipais, entidades ambientalistas e o vereador Manoel do PT. No local, foram plantadas diversas mudas de ipê e embaúba recuperando a mata ciliar, a soltura de alevinos de lambari e o resgate do marco do Rio Cágado, recentemente destruído por vandalismos.
   Dentro dos eventos haverá a capacitação ambiental de professores pelo IEF através de diversos cursos, distribuição de mudas, culto ecumênico, teatro infantil exposição de trabalhos escolares e desfile de moda com material reciclado. Será feito, também, o recolhimento de óleo de cozinha, e realizado curso de seu aproveitamento para fabricação de sabão. A PMMA promoverá a palestra “Água pura sem Fritura”. 
 Também está previsto uma visita a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo.
  Nas escolas, serão apresentados; exposição de trabalhos dos alunos e oficina de artesanato com o apoio da Artemar e grupos da 3ª idade.
  Os eventos serão realizados também nos distritos de Saudade, Engenho Novo e no Bairro Floresta, onde haverá arborização de ruas, distribuição de adubo orgânico e sementes, alem de exibição de documentários sobre meio ambiente.

Meio ambiente é vida, e lixo pode virar dinheiro.

Os recentes episódios no município, com problemas na coleta e destinação do lixo industrial, principalmente do setor fabril de roupas intimas, alertam a comunidade para a importância da boa destinação dos resíduos e manutenção da qualidade do meio ambiente.
   Nossa reportagem pesquisou experiências realizadas com resíduos industriais e encontramos em Porto Alegre (RS) um exemplo de aproveitamento rentável desse resíduo;
  A experiência capitaneada pelas arquiteta Nicole Tomazi e Diane Johann designer e mestre da UFRGS, gerou a Oferenda Objetos, uma cooperativa de artesãos gaúchos que trabalham justamente com o típico resíduo que nossa indústria fabril produz.
  Há 4 anos no mercado, já participou na mostra “Brazil è Cosi” de 2009 e no Salão Satélite em 2010, ambos em Milão
  Sua linha de produtos vai de objetos decorativos e utilitários do lar, a até móveis com resíduos industriais de malharias.
  È tempo de Mar de Espanha despertar para a realidade que lixo também pode gerar dinheiro, e preservação ambiental.   È recomendável que o município busque através do SEBRAI adquirir tecnologia no setor e incentivar o desenvolvimento de uma cooperativa para aproveitamento do resíduo industrial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário