No dia 20 de junho, o redator do jornal digital, do site mardeespanhaonline.com.br foi impedido pelo Presidente da Câmara dos Vereadores, de filmar a sessão pública, sob ameaça de ser retirado do recinto.
Sua câmera foi apreendida até o final da sessão, para que ele pudesse assistir ao ato público.
No dia seguinte, o site sob o titulo “Arrogância, Intimidação e Deboche” manifestou seu protesto pelo impedimento, alegando que a Câmara não deveria ter nada para esconder do povo.
As sessões públicas podem e devem ser objeto de livre acesso, tanto ao publico quanto à imprensa escrita, falada, digital ou televisiva. A sessão da Câmara de diversas cidades é, inclusive, transmitida pelas rádios locais. A atitude autoritária do Presidente da Câmara dos Vereadores causou espanto geral, pois contraria todos os princípios da liberdade de informar e da transparência pública.
A falta de transparência publica já vinham sendo objeto de discussão do Vereador Manoel do PT que apresentou projeto tornando obrigatória a publicação dos atos públicos, projeto esse que foi arquivado sem sequer passar pela analise das comissões, por decisão arbitrária do presidente da Câmara. O vereador afirmou que não estavam sendo publicadas as leis aprovadas, nem sequer no mural da prefeitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário